quinta-feira, 18 de abril de 2013

Projeto " Brincando Também se Aprende"

                 


Justificativa:
         A maior preocupação da Escola com os Anos Iniciais, é a inserção do aluno no mundo da leitura e escrita, na aquisição e ampliação de conceitos matemáticos básicos e compreensão maior do meio físico e social que o cerca, para sua inter-relação com o mesmo.Porém vários alunos encontram dificuldades de aprendizagem, bem como diferentes tempos (ritmos), necessitando de atendimento diferenciado que o estimule, propicie a superação destas dificuldades e o auxilie na construção de sua aprendizagem de forma recreativa e prática.
prática.
 Objetivos:
§  Desenvolver atividades específicas a cada aluno que auxilie na sua aprendizagem;
§  Construir atividades de aprendizagem de forma recreativa, utilizando o concreto para a reconstrução do conhecimento;
§  Acreditar que o aluno é capaz de aprender e que somos responsáveis, em parte, pela leitura que fazemos do mundo e que formaremos cidadãos com uma visão crítica;
§  Inserir o aluno no mundo em que vivem, usufruindo das conquistas como lazer, jogos, esportes e danças.
 Metodologia :  
O aluno será o centro do processo ensino/aprendizagem, no qual receberá atendimento individualizado, nas suas dificuldades específicas e/ou socializadas, quando as deficiências forem comuns ao grupo.
Realizar-se-á em grupo ou individual um trabalho comum entre professor  e  alunos. Construindo o conhecimento, sendo o ponto de partida os acontecimentos do dia-a-dia, lendo, escrevendo, contando e realizando operações, buscando entender e interpretar a realidade.
Procurar-se-á trabalhar os assuntos de maneira a despertar a atenção e o interesse do aluno, bem como buscar a relação de importância que o mesmo tem para a vida, partindo dos conhecimentos já existentes. Os conteúdos serão trabalhados de acordo com as dificuldades encontradas de cada aluno.

 Avaliação:

A avaliação do rendimento do aluno será realizada durante o processo ensino/aprendizagem de forma contínua, cumulativa e globalizada, sendo processada com base no conjunto de atividades realizadas pelo mesmo durante cada trimestre. 

 Cronograma:

         O projeto será desenvolvido no período de aula do aluno, em dois dias por semana com uma hora cada aula 








Um comentário: